A Prefeitura de Granjeiro vem a público esclarecer informações divulgadas de forma distorcida sobre o processo licitatório para locação de veículos, realizado recentemente pela administração municipal.
O referido processo prevê até R$ 2.318.962,00, valor estimado para 12 meses, contemplando diferentes tipos de veículos a serem utilizados por todas as secretarias do município Educação, Saúde, Assistência Social, Infraestrutura, Agricultura, Administração, entre outras. É importante frisar que se trata de uma estimativa máxima, e o valor final a ser executado dependerá da demanda real ao longo do período, podendo ser significativamente menor.
A locação de veículos é uma prática comum na gestão pública moderna, pois evita custos com aquisição, manutenção, seguro, depreciação e documentação, além de oferecer flexibilidade e agilidade no atendimento às necessidades da população.
Em uma cidade com grande extensão territorial rural e acesso limitado ao transporte público, a locação garante, por exemplo:
Transporte universitário gratuito e transporte escolar para alunos da zona rural;
Atendimento domiciliar de pacientes pelas equipes de saúde;
Apoio a programas sociais;
Recolhimento de entulhos e transporte de apoio à manutenção da iluminação pública.
Comparações com outros municípios, sem considerar as particularidades locais, são injustas e descontextualizadas. Cada gestão possui sua própria realidade orçamentária, geográfica e administrativa. Granjeiro está entre os municípios da região com investimentos dentro da média ou até abaixo nesse tipo de licitação.
Vale destacar que todo o processo licitatório foi conduzido com transparência, seguindo os trâmites legais e está disponível para consulta pública. A Prefeitura se coloca à disposição da imprensa e da população para prestar todos os esclarecimentos necessários.
Granjeiro segue avançando com responsabilidade, compromisso com a legalidade e foco no bem-estar do seu povo.
Granjeiro - CE, 1 de agosto de 2025.
Chico Clementino
Prefeito de Granjeiro - CE