A Prefeitura de Granjeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, nesta terça-feira, 2 de setembro, a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos catadores de materiais recicláveis do município. A iniciativa faz parte da programação em celebração ao aniversário da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Granjeiro (ASCAGRAN), iniciada na segunda-feira, 1º de setembro, com o tema "Cuidando de quem cuida do meio ambiente".
Promovida pela gestão "Governo que faz, cidade que cresce", a ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Consórcio de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro-Sul, a Associação de Catadores e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A programação teve como foco a valorização dos catadores, com atividades voltadas para saúde, segurança e formação cidadã.
No primeiro dia, os participantes tiveram acesso a atendimentos odontológicos e palestra educativa sobre saúde bucal, com orientações práticas sobre higiene, prevenção de doenças e escovação correta. Já no segundo dia, foi realizada a entrega dos EPIs
kits compostos por luvas, botas, calças, camisas e chapéus garantindo mais segurança, saúde e dignidade no desempenho das atividades desses profissionais essenciais à coleta seletiva e à preservação ambiental.
O evento ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Lavras da Mangabeira e presidente do Consórcio, Ronaldo da Madeireira, acompanhado de sua esposa Izabelly Alencar; o superintendente do Consórcio, André Wirtzbiki; a secretária de Meio Ambiente de Granjeiro, Delsivânia Alves; o prefeito municipal, Chico Clementino, e a primeira-dama, Meiryane Vieira; além do chefe de gabinete José Rodrigues (Zuito), da subsecretária de Meio Ambiente, Fernanda Gregório, e do vereador Luiz Márcio (Macim).
Com essa iniciativa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a valorização dos profissionais que contribuem diariamente para a construção de um futuro mais consciente, justo e ambientalmente responsável. A ação é um reconhecimento da importância social dos catadores, promovendo dignidade, cuidado e respeito aos trabalhadores que desempenham papel essencial na política de resíduos sólidos de Granjeiro.
Fotos: Lígia Gabriela